segunda-feira, 19 de março de 2018

La Belle Sauvage - Philip Pullman

La Belle Sauvage - Philip Pullman

Editora: Suma de Letras
Ano da Edição: 2017
Páginas: 400
Título Original: La Belle Sauvage

Sinopse
Phillip Pullman volta ao mundo da trilogia "Fronteiras do Universo", para outra aventura eletrizante envolvendo daemons, aletiômetros, o Magisterium e, claro, o Pó. "La Belle Sauvage" é o primeiro volume de uma nova trilogia chamada "O Livro da Sombras", e se passa dez anos antes dos acontecimentos de "A Bússola de Ouro", se centrando em Lyra e Pantalaimon, ainda bebês. Apesar de ser uma história diferente, os fãs de "Fronteiras do Universo" vão reconhecer muito do mundo e dos personagens que povoam "La Belle Sauvage". Enquanto o protagonista, Malcolm, se envolve em uma assustadora aventura para tentar salvar a pequena Lyra das garras do Magisterium, outros mistérios e vilões surgem para complementar a trama que já conhecemos tão bem. 


"Sempre quis contar a história de como Lyra acabou morando na Faculdade Jordan. Este livro e o próximo cobrem dois momentos da vida dela: partindo bem do início e retornando vinte anos depois. Quanto ao terceiro livro, ainda é segredo." - Phillip Pullman


Resenha

Este livro é o início de uma nova trilogia do Philip Pullman que se passa no mesmo universo que a sua série de mais sucesso, “Fronteiras do Universo”. Eu sou apaixonada pela trilogia “Fronteiras do Universo” e assim que soube que o autor estaria escrevendo algo neste mundo fantástico novamente, fiquei louca de ansiedade. E não me decepcionei!

Este livro se passa cerca de 10 anos antes dos eventos de “Fronteiras do Universo”, mas muitos dos personagens e lugares que já conhecemos aparecem e isso nos traz aquele sentimento de nostalgia maravilhoso. Por exemplo, o livro também se inicia em Oxford, vemos Lorde Asriel, Srª Coulter, etc. Mas o momento mais nostálgico pra mim foi ver o Farder Coram!

O personagem principal de “La Belle Sauvage” é Malcom, um garoto de 11 anos que trabalha na hospedaria de seus pais, mas adora passar o tempo e ajudar as freiras de um convento perto de sua casa. Certa noite alguns clientes lhe fazem várias perguntas sobre as tais freiras e sobre um suposto bebê que elas estariam abrigando e Malcom fica muito curioso. Bem, descobrimos que o bebê é a nossa querida Lyra e que muitos mistérios e perigos já a envolviam desde essa época. Malcom vai tomar para si a missão de proteger a menina e para isso vai contar com a ajuda de Alice, uma garota que também trabalha na hospedaria de seu pai, e com sua canoa, La Belle Sauvage. Bem, como na trilogia “Fronteiras do Universo”, a história é bem mais complicada e profunda do que podemos resumir em um parágrafo. Você simplesmente tem que ler para entender o quanto este universo é maravilhoso.

Eu gostei muito do livro e estou curiosa e ansiosa pelo lançamento dos próximos volumes, especialmente porque percebemos que este livro é apenas uma introdução para o resto da história. Philip Pullman mesmo disse que ele sempre quis contar como Lyra foi parar na Faculdade Jordan e é isso que este livro faz: nos mostra o princípio de tudo. Mas, apesar de nos dar essa resposta, ele nos deixa com muitas outras perguntas que devem ser explicadas nos próximos livros da trilogia.

O livro é repleto de emoção e aventura. E nos mostra como 10 anos antes dos acontecimentos de “Fronteiras do Universo” a igreja já tinha começado a dominar e a perseguir as pessoas. As pesquisas sobre o Pó também já estavam a pleno vapor. Enfim, esse livro é uma mistura de novas informações, novos personagens e novos vilões com aqueles personagens que já adoramos e aquele clima de suspense e aventura que já estamos acostumados no universo Philip Pullman. E falo assim porque realmente acredito que a ordem de leitura deve ser esta: trilogia “Fronteiras do Universo” e só depois começar essa nova trilogia. Até porque o autor já disse que o próximo volume da série “O Livro das Sombras” se passará cerca de 10 anos após “A Luneta Âmbar”, último volume de “Fronteiras do Universo”, então, se você não tiver lido poderá tomar alguns spoilers.

Resumindo: amei muito e já estou ansiosa pelos próximos livros da série. E se você é alguém ama livros de fantasia e aventura, tenho certeza que também vai amar este universo fantástico criado pelo Philip Pullman. Então, leia “Fronteiras do Universo” (já temos resenhas dos dois primeiros volumes aqui!) e a seguir comece essa nova trilogia, “O Livro das Sombras”.


O Livro das Sombras
  1. La Belle Sauvage (La Belle Sauvage)
  2. The Secret Commonwealth (ainda sem data de lançamento)
  3. Ainda sem título, mas o autor já afirmou que será uma trilogia

Nenhum comentário:

Postar um comentário