segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

O Paraíso São os Outros - Valter Hugo Mãe

O Paraíso São os Outros - Valter Hugo Mãe

Editora: Cosac Naify
Ano da Edição: 2014
Páginas: 32
Sinopse
Depois de conquistar milhares de leitores brasileiros com seus romances fortes e emotivos, o escritor português dedica uma obra inédita e exclusiva da Cosac Naify ao público infantil e juvenil. Em O paraíso são os outros, ele dá sequência a um trecho de seu livro A desumanização inspirado na célebre frase de Jean-Paul Sartre o inferno são os outros: o amor entre duas pessoas. Com isso, Valter Hugo propõe, neste livro, uma relação direta com seus textos, o que torna a obra atraente também para os fãs maduros.



Resenha

Bem, este foi o primeiro livro de Valter Hugo Mãe que li. Eu o vi na casa de uma amiga e peguei para ler rapidinho, só por curiosidade. Teoricamente, é um livro infanto-juvenil, mas eu achei-o um tanto "maduro" para crianças.

Não é uma estória propriamente dita, são vários textinhos que falam sobre amor e relacionamentos mas do ponto de vista de uma garotinha. Já não lembro mais a idade que a menina tem (e não estou com o livro aqui para conferir), mas lembro que achei as reflexões maduras para a idade dela.

Quanto ao projeto gráfico, que era um dos fortes da falecida Cosac Naify, eu não fiquei encantada. Ficou um tanto estranho um livro infanto-juvenil sendo ilustrado com fotos de casamento antigas, mas com pedras cobrindo os rostos das pessoas. Talvez as imagens também tenham contribuído para minha percepção de que ficou um livro menos infantil e mais adulto.

É claro que não dá para saber se serei daqueles leitores que amam Valter Hugo Mãe, pois o livro é curtinho e feito para um público diferente dos seus romances adultos. Mas de qualquer forma, já deu para perceber um pouquinho daquilo que todos elogiam no autor, que é ter uma escrita poética, com frases belas.

"[...] o amor é um problema mas a pessoa amada precisa ser uma solução."


Nenhum comentário:

Postar um comentário