terça-feira, 31 de outubro de 2017

Mr. Bliss - J.R.R. Tolkien

Mr. Bliss - J.R.R. Tolkien

Editora: HarperCollins UK
Ano da Edição: 2011
Páginas: 192
Sinopse
Professor J.R.R. Tolkien invented and illustrated the book of Mr Bliss’s adventures for his own children when they were very young. The book was handwritten with lots of detailed and uproarious colour pictures.
This is a complete and highly imaginative tale of eccentricity. Mr Bliss, a man notable for his immensely tall hats and for the girabbit in his garden, takes the whimsical decision to buy a motor car. But his first drive to visit friends quickly becomes a catalogue of disasters. Some of these could be blamed on Mr Bliss’s style of driving, but even he could not anticipate being hijacked by three bears. As for what happened next – the readers, whether young or old, will want to discover for themselves.
Redesigned using new archival scans of Tolkien’s original drawings, MR BLISS is presented for the first time in a conventional trade format, sure to delight Tolkien fans of all ages.



Resenha

Assim como outras histórias infantis escritas por ele (e até mesmo O Hobbit!), Tolkien escreveu e ilustrou esta história para seus filhos. Como diz na sinopse, após a publicação de O Hobbit, ele mostrou o manuscrito a seus editores que, apesar de terem gostado, não tinham como custear uma edição com todas as ilustrações. Então, este é mais um livro que só foi publicado após sua morte.

As edições anteriores eram em um formato grande com aquela orientação que no Word a gente chama de "paisagem". No lado esquerdo tem o fac-símile do manuscrito e no lado direito tem-se a reprodução do texto digitado, para ficar mais legível do que a letra de Tolkien. A tradução brasileira seguiu este formato.

Minha edição, que é a mais nova, tem o formato menor que é mais comum para livros. A primeira parte tem o texto digitado com as ilustrações integradas a ele, tudo na orientação "retrato". Já a segunda parte, que é lida de trás para a frente, reproduz o livro conforme as edições anteriores, na orientação paisagem e com o fac-símile do manuscrito na página de baixo e o texto digitado na página de cima.

Eu gostei mais da minha edição, pois, além de ser mais fácil de manusear e guardar por conta do tamanho, ela traz as duas opções de leitura. A primeira que é mais fluida e a segunda em que você pode observar os detalhes do manuscrito de Tolkien: desde a caligrafia, que ele caprichou para ser mais legível do que sua letra mesmo, até as marcas da fita adesiva que ele usou para colar as páginas.

Agora falemos sobre a história em si. Ela é uma história bem infantil mesmo, com aqueles personagens e situações meio loucas, mas divertidas. A história chegou a ser comparada à de Alice no País das Maravilhas, para você ter uma ideia das coisas mirabolantes que acontecem ao coitado do Mr. Bliss depois que ele decide comprar um carro.

Tem um girabbit (giracoelho), que é um coelho com pescoço de girafa, tem um senhor que vende repolho, uma senhora que vende bananas, tem três ursos comilões (e ladrões), tem quatro irmãos gordos e comilões também, tem burro, pôneis e cachorros... E todos eles andaram no carro novo de Mr. Bliss em algum momento, sendo que tudo se passa no mesmo dia em que Mr. Bliss comprou o carro e decidiu visitar uns amigos (os gordinhos comilões).

Enfim, é uma história engraçada e divertida para leitores de todas as idades. E se você é fã de Tolkien como eu, esta edição britânica é uma ótima aquisição para sua coleção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário