segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Ecos - Pam Muñoz Ryan

Ecos - Pam Muñoz Ryan

Editora: Darkside
Ano da Edição: 2017
Páginas: 368
Título Original: Echo

Sinopse
Ecos, da premiada escritora norte-americana Pam Muñoz Ryan, é uma fábula como há muito não se via – ou se ouvia. Um conto de fadas dark, que resgata o melhor da tradição dos irmãos Grimm, combinado com delicados momentos do século XX, como as duas grandes guerras e a Depressão econômica que assolou os Estados Unidos nos anos 1930. O resultado é uma fantasia histórica repleta de perigos e beleza, emoldurada pelo poder da música. A aventura começa cinquenta anos antes da Primeira Guerra Mundial — “a guerra para acabar com todas as guerras” —, quando o pequeno Otto se perde na Floresta Negra e encontra as três irmãs encantadas, prisioneiras de uma velha bruxa, que conhecia apenas das páginas de um livro, e acreditava ser apenas uma lenda. Como em um passe de mágica, as irmãs ajudam o garoto a encontrar o caminho de casa. E Otto promete libertá-las, levando o espírito das três dentro de uma inusitada gaita de boca. Ao longo dos anos, o instrumento chega à mão de novos donos: um menino que vê o sonho de se tornar músico interrompido pela ascensão do nazismo; um jovem pianista prodígio que vive num orfanato e luta para não ser separado do irmão caçula; uma filha de imigrantes mexicanos que cuidam de uma casa de japoneses enviados a um campo de concentração dentro dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial. Personagens com dramas diferentes, mas um amor transformador pela música. Cada um à sua maneira, eles são afetados pela magia das três irmãs. Assim como os leitores do livro em todos os países em que ECOS foi lançado. Prepare-se para também ser arrebatado e enfeitiçado por essa fábula harmônica.



Resenha

Este foi o livro de julho do Turista Literário e, para a felicidade de todos, um livro único! Este é um livro publicado pela Darkside, o que quer dizer que o projeto gráfico está belíssimo. É capa dura, com toque emborrachado e cheio do contraste entre roxo e laranja.

A história é bonita, envolvente e com um jeitinho de fábula. É meio difícil de descrever, mas são umas 4 histórias, ou talvez 5 se você separar a de Otto da das irmãs, que se conectam através de uma gaita encantada e do amor dos protagonistas pela música.

Começa com um menino, Otto, que se perde na floresta e encontra três irmãs, que estão presas na floresta devido a uma maldição de uma bruxa e cuja história está escrita num livro que Otto comprou naquele mesmo dia de uma cigana, só que o final está em branco. Ele terá que ajudá-las a finalizar sua história. Para que as irmãs se libertem, elas devem salvar uma vida. Então, elas encantam a gaita de Otto, soprando um pouco de seus espíritos nela, e ajudam o menino a sair da floresta. Em troca, ele deve passar a gaita para frente, para ela possa salvar uma vida.

A maior parte do livro se passa contando a história de três crianças/adolescentes que acabam encontrando a gaita de alguma forma. Não posso dar muitos detalhes ou acabarei contando a história toda, mas começa com o rapaz Friedrich que trabalha numa fábrica na Alemanha em 1933, ou seja, Hitler e os nazistas já estão no poder. Depois a gaita chega às mãos de Mike na Filadélfia/EUA em 1935. Mike e seu irmão mais novo são órfãos e estão prestes a serem separados em orfanatos diferentes. Por fim, a gaita chega a Ivy na Califórnia em 1942, quando os EUA já entraram na Guerra também. Ela é de família mexicana e vai enfrentar preconceito quando se mudar para uma nova cidade com a família.

A música é a paixão de todos e a gaita vai ter um papel importante na vida de cada um. No fim, nós também teremos a conclusão da história das irmãs. Como já disse, é uma história bonita e, contada em forma de fábula, ficou bastante interessante. Recomendo a todos seja qual for sua idade.


Um comentário: