sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Dom Quixote de la Mancha - Miguel de Cervantes

Dom Quixote de la Mancha, vol. 1 - Miguel de Cervantes

Editora: Nova Fronteira
Ano da Edição: 2016
Páginas: 624 (vol. 1)
Título Original: El ingenioso hidalgo Don Quijote de la Mancha

Sinopse
A história do engenhoso fidalgo Dom Quixote e de seu fiel escudeiro Sancho Pança conquista leitores geração após geração. O clássico de Miguel de Cervantes é considerado o expoente máximo da literatura espanhola e, em 2002, foi eleito por uma comissão de escritores de 54 países o melhor livro de ficção de todos os tempos. Em homenagem aos 400 anos de morte de Miguel de Cervantes, a Nova Fronteira traz ao público esta edição especial, com a obra integral em dois volumes. O texto de Cervantes é acompanhado das belíssimas ilustrações do francês Gustave Doré, um dos mais fantásticos artistas do século XIX.



Resenha

Em homenagem aos 470 anos do nascimento de Miguel de Cervantes, que foi em 29/09/1547, hoje temos resenha de sua obra-prima, o Dom Quixote de la Mancha. Embora hoje em dia o povo trata Dom Quixote como um livro só, ele foi inicialmente publicado em duas partes, a primeira em 1605 e a segunda em 1615. Esta resenha é referente à primeira parte do Dom Quixote, a segunda eu ainda não li.

Bem, primeiro eu queria falar sobre minha edição, que é a caixa da Nova Fronteira. A caixa em si é de um cartão resistente, são dois volumes em capa dura, seguindo a divisão original, além de um livreto com mais ilustrações de Gustave Doré, fora as que já estão nos livros. Fisicamente, a edição é bonita e boa de ler. Quanto à tradução, que é a de Almir Andrade e Milton Amado revisada, eu achei muito boa, do jeito que gosto, sendo o mais fiel possível ao original sem muitas "atualizações". Também é recheado de notas e com uma grande introdução.

Minha ressalva é que na própria introdução, já tem "spoilers" do final do livro. Eu sei que o livro é antigo e muita gente sabe do final sem nem ler, mas eu não sabia e achei chato. Portanto, pulei a introdução a partir do spoiler e só volto a ela quando terminar o segundo volume. Nas notas, também há o mesmo problema. Umas são boas, informativas e dão explicações sobre a tradução, enquanto outras já dizem o que vai acontecer mais na frente. Então, eu achei que os tradutores esqueceram que tem gente que vai ler o livro pela primeira vez e colocaram notas que não deveriam existir.

Quanto à história em si, sua fama é mais do que merecida. Não sou nenhuma crítica literária, mas isso não importa, o livro foi feito para qualquer um ler e se divertir. Sim, é um livro que tem mais de 400 anos, porém está longe de ser chato, pelo contrário, é divertidíssimo. A linguagem é um pouco rebuscada e há sonetos e outras canções em verso, mas nada que chegue a ser difícil de compreender. O autor é bem irônico e as situações em que Dom Quixote se mete são bem, digamos, peculiares. Então, o leitor está sempre querendo ler mais e saber como ele saiu da situação.

Para quem não sabe (não é spoiler, tá logo no começo do livro) Dom Quixote é um fidalgo de meia idade, aficionado por livros que cavalaria, e que está ficando meio biruta. Ele cisma que é um cavaleiro andante, pega uma armadura de um antepassado e seu cavalo, arruma um "escudeiro", Sancho Pança, e sai por aí para viver aventuras, defender os desvalidos, desfazer agravos... Ou seja, o tipo de coisa que os heróis dos romances de cavalaria faziam.

Dom Quixote sempre mete os pés pelas mãos, pois confunde rebanhos com exércitos, vendas com castelos e por aí vai. O pior é que acaba sobrando para o pobre do Sancho Pança, que tenta convencer o amo de que as coisas não são do jeito que ele pensa, mas sem resultados. A primeira parte tem um final satisfatório, embora com uma deixa que abriu as portas para uma continuação, que foi o que aconteceu.

Resumindo, é um livro que está em todas as listas de grandes obras que devem ser lidas, porque merece mesmo. Recomendo a leitura a todos, mas não tenha vergonha de lê-lo no seu ritmo. Eu mesma queria ter lido mais rápido, só que essa reta final do doutorado não me permitiu e passei bem um mês para finalizar o primeiro volume.

Dom Quixote
  1. Dom Quixote de la Mancha, vol. 1 (El ingenioso hidalgo Don Quijote de la Mancha)
  2. Dom Quixote de la Mancha, vol. 2 (Segunda parte del ingenioso caballero don Quijote de la Mancha)


Nenhum comentário:

Postar um comentário