segunda-feira, 4 de setembro de 2017

D. Pedro: A história não contada - Paulo Rezzutti

D. Pedro: A história não contada - Paulo Rezzutti

Editora: LeYa
Ano da Edição: 2015
Páginas: 432
Sinopse
Mais do que um dos personagens da independência do Brasil e herói liberal na Europa, D. Pedro foi um filho devotado, um irmão presente e um pai amoroso e preocupado com a educação dos filhos. Essas facetas pouco conhecidas, bem como o que houve com o monarca após deixar o Brasil, a guerra em que se envolveu contra o irmão para restabelecer a filha no trono de Portugal, são abordadas com profundidade neste livro. A análise mais íntima de D. Pedro permitiu relacionar ocorrências de sua vida particular que precipitaram ações estratégicas e políticas. Como nos trabalhos anteriores de Paulo Rezzutti, D. Pedro, a história não contada é garantia de boa leitura.



Resenha

Em homenagem ao feriado de 07 de setembro, Dia da Independência, que será na próxima quinta-feira, nós vamos fazer uma semana especial da Independência! Hoje tem resenha sobre uma biografia do personagem mais famoso da Independência, Dom Pedro I, e dia 07 Larissa falará sobre 1822 de Laurentino Gomes.

Conforme a sinopse diz, esta biografia feita por Paulo Rezzutti é mais focada na vida pessoal de D. Pedro do que na sua vida política. O texto é informativo, cheio de citações de documentos, cartas e depoimentos. Dá para perceber a admiração do autor por D. Pedro e também os anos de dedicação e estudo sobre o imperador e as pessoas ligadas a ele. O que não quer dizer que ele passe o livro todo só tecendo elogios, ele não se exime de criticar o temperamento difícil de D. Pedro, o sofrimento que causou à D. Leopoldina ou sua falta de visão política que não lhe permitiu perceber a verdade no que a irmã D. Isabel Maria dizia.

Apesar de trazer muita informação, o livro não é nem um pouco enfadonho. É escrito de uma forma cativante, que aproxima o leitor dessas personalidades históricas, tornando-as reais. Aqui, D. Pedro é mais do que o príncipe que declarou a independência de nosso país e se tornou seu primeiro imperador, ele é um homem que reconhece as falhas na sua própria educação, é um pai que ama seus filhos e chora de saudades dos que deixou no Brasil, é o marido que trai, mas ama, à sua maneira, a esposa. Enfim, um homem real, com inúmeros defeitos e qualidades também. Em algumas partes, parece que o leitor está lendo um romance.

Para mim, o momento mais emocionante foi quando D. Pedro teve que abdicar do trono brasileiro e deixar seus filhos mais novos aqui. Rezzutti descreve tudo tentando imaginar o quão difícil deve ter sido para D. Pedro: o conflito entre o pai que ama os filhos e não quer se separar deles e o estadista que quer garantir a continuação de sua linhagem no trono. A transcrição da cartinha enviada pelo pequeno D. Pedro II para o pai, ao descobrir que ele ia deixá-lo, arrasou meu coração.

Recomendo demais este livro para quem quer saber mais sobre a vida pessoal de D. Pedro, para conhecer detalhes que não são contados nos livros de história.  Não é um livro para quem quer saber detalhes sobre a independência, sobre a primeira Constituição brasileira ou sobre as revoltas enfrentadas por D. Pedro, por exemplo. Já estou com vontade de ler o livro sobre D. Leopoldina e mais outros do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário