quinta-feira, 7 de setembro de 2017

1822 - Laurentino Gomes

1822 - Laurentino Gomes

Editora: Globo Livros
Ano da Edição: 2015
Páginas: 376
Título Original: 1822

Sinopse
O segundo volume da premiada trilogia de Laurentino Gomes, dedicado à Independência do Brasil, está de volta às livrarias em uma edição revista e ampliada pela Globo Livros. 1822 traz importantes novidades, como os resultados da exumação dos restos mortais de Dom Pedro e suas duas mulheres oficiais, as imperatrizes Leopoldina e Amélia, realizada em 2012 pela arqueóloga e historiadora Valdirene do Carmo Ambiel, da Universidade de São Paulo. Os exames ajudaram a esclarecer mistérios na vida desses três personagens. Mostraram, por exemplo, que em consequência de dois acidentes a cavalo, ocorridos no Rio de Janeiro em 1823 e 1829, o imperador havia fraturado quatro costelas do lado esquerdo. Essas fraturas praticamente inutilizaram parte um de seus pulmões, o que pode ter agravado a tuberculose que o matou em 1834. Em 1822, Laurentino compara diferentes relatos sobre o dia 7 de setembro e a proclamação da independência. Mais do que desmistificar o grito às margens do Ipiranga, o escritor analisa como Dom Pedro conseguiu, apesar de todas as dificuldades, fazer do Brasil uma nação na sequência das mudanças provocadas pela fuga da família real portuguesa em 1808. O autor mostra como as Guerras Napoleônicas, a Revolução Francesa e a independência dos Estados Unidos, entre outros acontecimentos, criaram um ambiente favorável à criação de um novo país nos trópicos. Laurentino une a pesquisa a um texto leve e saboroso que trata história como um assunto cativante, que nos leva a compreender melhor as origens do Brasil e como problemas estruturais ainda influenciam a nossa realidade hoje. Vencedor do Prêmio Jabuti de Melhor Reportagem e aclamado como Livro do Ano de Não Ficção, 1822 é uma leitura essencial para todos que desejam compreender melhor o nosso país.



Resenha

A resenha de sexta dessa semana foi antecipada para a quinta, para podermos utilizar a data especial de 7 de setembro e falarmos sobre os 195 anos do dia da nossa independência. O segundo livro da trilogia de Laurentio Gomes, 1822, fala justamente sobre esse marco na nossa história: a situação política e social no Brasil daquela época, os motivos e os acontecimentos que culminaram no Grito da Independência dado por D. Pedro.

Assim como em 1808, Laurentino Gomes consegue escrever um livro contando nossa história de forma aprofundada, cheia de detalhes e curiosidades, mas com uma linguagem bem acessível. O livro foge dos padrões de outros livros sobre história, pois a sua leitura é bem simples e flui muito bem. Em nenhum momento é enfadonho ou cansativo, pelo contrário, é bem intrigante e te deixa querendo saber mais e mais sobre a nossa história.

O autor desenha todo o contexto da situação política da época, mostrando os acontecimentos e os bastidores dos eventos que culminaram na Independência brasileira. Laurentino Gomes desconstrói alguns mitos do imaginário brasileiro, como o famoso e épico grito de “Independência ou Morte”, retratado no quadro de Pedro Américo, que todos vemos nos nossos livros de história no colégio. O autor ainda traz uma versão bem mais humana e real de D. Pedro I, nos mostrando seus grandes feitos, suas ideologias um tanto liberais, mas também seu lado mulherengo e que não gostava de ser contrariado ou questionado.




Descobrimos mais sobre o quadro político e econômico, tanto do Brasil, como de Portugal, que nos levaram à Independência e que anos mais tarde fizeram o nosso Imperador abdicar do trono e voltar para Portugal, que estava vivendo uma guerra civil. O autor traz um enredo completo do período pré e pós Independência. Fazendo uma explanação sobre os conflitos que surgiram sobre qual forma de governo deveríamos adotar, sobre as revoltas separatistas que surgiram naquele contexto, sobre as relações internacionais, etc. E tudo isso com uma narração bem envolvente.

O livro, além de abordar essas questões mais sérias e políticas, também tem informações sobre a personalidade e curiosidades sobre o jovem e audacioso Imperador D. Pedro I. Desde a diarreia que o estava atacando no momento em que declarou nossa Independência no meio da viagem de Santos à São Paulo, passando pelo seu voraz apetite sexual (comprovado pelos seus muitos filhos bastardos, com diversas mulheres diferentes), até detalhes sobre o seu relacionamento com a Marquesa de Santos, sua famosa amante. Trechos de cartas entre “Titília” e “Demonão” (Domitília e D. Pedro) e também das cartas entre D. Pedro I e D. Pedro II, quando este se descobriu abandonado no Brasil pelo pai, que teve que abdicar do trono brasileiro e voltar a Portugal, dão um toque mais humano ao livro, o que o deixa mais interessante para os leitores.

"1822" traz um apanhado geral do contexto histórico daquela época, com detalhes que normalmente não estudamos no colégio, então, a sua leitura é recomendadíssima para quem quer saber mais da nossa história. O fato de o autor ser jornalista é um ponto positivo, pois ele faz a pesquisa completa (citando sempre as fontes das informações em notas explicativas) e “traduz” tudo em uma linguagem acessível e clara, e em uma narrativa coerente, dividida em capítulos por temas. Proporcionando, assim, uma leitura agradável, repleta de conhecimentos e até com alguns fatos inusitados e divertidos.

Trilogia de Laurentino Gomes sobre os principais momentos históricos do Brasil
  1. 1808
  2. 1822
  3. 1889


3 comentários:

  1. Muito obrigado pela gentileza da resenha neste dia Sete de Setembro. Gostei muito texto. Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço a atenção! Fico feliz que tenha gostado da resenha!

      Excluir
  2. Lendo a resenha fiquei animada para ler o livro.

    ResponderExcluir