sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Fantastic Beasts and Where to Find Them - J.K. Rowling

Fantastic Beasts and Where to Find Them - J.K. Rowling

Editora: Little Brown
Ano da Edição: 2016
Páginas: 304
Título Original: Fantastic Beasts and Where to Find Them

Sinopse
When Magizoologist Newt Scamander arrives in New York, he intends his stay to be just a brief stopover. However, when his magical case is misplaced and some of Newt's fantastic beasts escape, it spells trouble for everyone… Fantastic Beasts and Where to Find Them marks the screenwriting debut of J.K. Rowling, author of the beloved and internationally bestselling Harry Potter books. Featuring a cast of remarkable characters, this is epic, adventure-packed storytelling at its very best. Whether an existing fan or new to the wizarding world, this is a perfect addition to any reader's bookshelf.



Resenha


A sinopse e o título estão em inglês, pois li a versão britânica do roteiro, mas a Editora Rocco já lançou aqui a versão brasileira. 

Este é o roteiro original do filme Animais Fantásticos e Onde Habitam, que foi lançado em formato de livro pra nós, #potterheads e #pottermaníacos, comprarmos. E ele é lindo! O design da jacket é lindo! E a capa dura do livro mesmo é maravilhosa também: bem simples, naquele estilo clássico e clean, só com o Pelúcio (Niffler, em inglês) em dourado na frente e os nomes do livro e da autora na lombada. Fiquei apaixonada pela beleza do livro inteiro, pois as páginas internas também são lindas, com uns desenhos nas margens e algumas ilustrações dos animais fantásticos que estão aparecendo naquele momento da história espalhadas ao longo do livro. As folhas são daquelas de maior gramatura. Enfim, o livro é uma obra de arte. Sério!

Como é o roteiro do filme, não temos surpresas na história. Pensei até que poderia ter algumas cenas extras, mas não percebi nenhuma. O diferencial mesmo é a marca registrada da autora ao descrever com o máximo de detalhes possível as cenas e as instruções de sentimentos para os atores interpretarem. Nunca li um roteiro de filme, mas já li peças de teatro e em nenhuma delas a descrição das cenas ia tão fundo como a J.K. Rowling fez. Inclusive eu vi uma entrevista do Eddie Redmayne em que ele dizia justamente isso, que era incrível o nível de detalhes e profundidade neste roteiro escrito por ela, fazendo o trabalho dos atores ficar bem mais fácil. Pra se ter noção: até a letra da música jazz que está tocando no pub ela escreveu! Ou seja, é só uma música que tá no plano de fundo da cena, mas ela dá a mesma atenção aos detalhes que dá aos fatos principais.

Eu acho que para os fãs do mundo bruxo da J.K. Rowling ler esse roteiro vale muito a pena, pois apesar de não trazer cenas significativas inéditas, dá pra perceber alguns detalhes que não tinha percebido no filme. Um olhar suspeito aqui, um sorriso de uma lembrança ali, uma sombra escapando acolá... A leitura é bem rápida e dinâmica. Você vê mesmo o filme passando na sua cabeça, enquanto está lendo. E, como eu já disse, o projeto gráfico do livro ficou maravilhoso. Porém se você não é super fã, ficar só filme já tá bom, pois ele ficou muito bem feito!


P.S.: Ainda não sabemos os títulos dos próximos filmes da série, mas a J.K. Rowling anunciou que a franquia seria composta por 5 longa-metragens! O lançamento do segundo filme está previsto para novembro de 2018.



Nenhum comentário:

Postar um comentário