sexta-feira, 18 de agosto de 2017

A Melodia Feroz - Victoria Schwab

A Melodia Feroz - Victoria Schwab

Editora: Seguinte
Ano da Edição: 2017
Páginas: 384
Título Original: This Savage Song

Sinopse
Kate Harker e August Flynn vivem em lados opostos de uma cidade dividida entre Norte e Sul, onde a violência começou a gerar monstros de verdade. Eles são filhos dos líderes desses territórios inimigos e seus objetivos não poderiam ser mais diferentes. Kate sonha em ser tão cruel e impiedosa quanto o pai, que deixa os monstros livres e vende proteção aos humanos. August também quer ser como seu pai: um homem bondoso que defende os inocentes. O problema é que ele é um dos monstros, capaz de roubar a alma das vítimas com apenas uma nota musical. Quando Kate volta à cidade depois de um longo período, August recebe a missão de ficar de olho nela, disfarçado de um garoto comum. Não vai ser fácil para ele esconder sua verdadeira identidade, ainda mais quando uma revolução entre os monstros está prestes a eclodir, obrigando os dois a se unir para conseguir sobreviver.



Resenha

A Melodia Feroz é uma nova série de fantasia, da autora Victoria Schwab. Nesse mundo existem monstros de verdade, que surgem de atos violentos, e a cidade de Veracidade virou meio que um campo de guerra. A cidade é dividida entre Norte e Sul. Um lado é dominado por Harker, que cobra das pessoas pela sua segurança e faz acordo com os monstros para não atacarem os que podem pagar para se manterem seguros. O outro lado da cidade é mais perigoso, mas é mais livre. Flynn é quem comanda esta parte da cidade e luta contra os monstros pelo bem de todos e tem o apoio de alguns monstros (pois há 3 tipos diferentes de monstros: corsais, malchais e sunais). E, apesar das duas partes da cidade terem um acordo de paz, a tensão está crescendo e todos sentem que este está prestes a ser quebrado.

Kate Harker, filha do líder da cidade Norte, fez de tudo para voltar para casa, para junto do seu pai e tentar mostrar pra ele que ela é uma verdadeira Harker. August é o nosso co-protagonista, ele é um sunai, um tipo especial e mais raro de monstro. August e os outros 2 únicos sunais existentes são criados como sendo da família de Henry Flynn, o líder da cidade sul. August tem o íntimo desejo de não ser um monstro, ele sempre quis ser um humano normal. Ele é um dos monstros bons, que não machucam pessoas boas e, ao contrário, eles querem ajudar a derrotar os outros monstros e a fazer a cidade segura, para que a violência não possa criar novos monstros.

August é enviado para estudar disfarçado na mesma escola de Kate. Com o intuito de se aproximar da menina e, no caso de a trégua da cidade acabar, os Flynn terem um trunfo e quem sabe usar Kate contra o seu pai. Apesar de ambos possuírem certos traços de personalidade bem clichês, são personagens bem interessantes e que criam um relacionamento entre si bem inusitado e diferente. Esse inclusive é um dos melhores aspectos do livro para mim: eles não têm um relacionamento amoroso. Essa não é uma história de romance adolescente!

Pois é, já deu pra perceber a história é meio complicada, né? E esse foi um dos pontos negativos para mim. Como toda série de ficção, o autor precisa apresentar ao leitor um mundo inteiro novo, com suas peculiaridades e explicar a parte fantástica daquele mundo, etc. E não acho que a autora conseguiu me dar explicações suficientes e plausíveis sobre tudo o que eu queria saber. As coisas iam acontecendo e eu ficava cheia de perguntas, cujas respostas só viriam muito depois e às vezes eu nem as achava satisfatórias. Sou acostumada a ler séries de fantasia e fui acostumada com autores detalhistas nas descrições e explicações sobre os seus mundos, como J.K. Rowling, Philip Pullman e Rick Riordan. Então, achei que os pormenores desse universo não foram tão detalhados e explanados quanto eu gostaria. Sei que este foi só o primeiro livro, mas mesmo assim acho que algumas dúvidas básicas não foram sanadas. Enfim, não quero ofender ninguém, sei que a série e a autora têm muitos fãs, essa é só a minha humilde opinião.

O enredo e a premissa da história são bem interessantes. Cheio de ação e discussões interessantes sobre as almas das pessoas, estereótipos, confiança, amor, bem e mal, verdade e mentira. O desenrolar da história é atraente e cativante, você não quer parar de ler. Porém, como disse, senti falta de algumas explicações mais plausíveis e profundas sobre alguns aspectos. E algumas coisas, apesar de serem tratadas no livro como surpresas, ou reviravoltas, eu achei que eram bem previsíveis.

Resumindo, não é um livro ruim, que você sente vontade de abandonar, ou que fique entediado com o enredo. A leitura é rápida, fluida e boa, só não entrou nem para meu top 10 de séries de fantasia. Não foi aquele livro que amei e virei fã. E acho que o que também influiu nessa minha opinião foi ver que tantas pessoas estavam falando super bem e dizendo que o livro era maravilhoso e tal, então, fui com altas expectativas e estas não foram alcançadas.

Monstros da Violência
  1. A Melodia Feroz (This Savage Song)
  2. Our Dark Duet (ainda sem título e data de lançamento no Brasil)





Nenhum comentário:

Postar um comentário