segunda-feira, 17 de julho de 2017

Foras da Lei Barulhentos, Bolhas Raivosas e Algumas Outras... - Vários Autores

Foras da Lei Barulhentos, Bolhas Raivosas e Algumas Outras... - Vários Autores

Editora: Cosac Naify
Ano da Edição: 2012
Páginas: 224
Título Original: Noisy Outlaws, Unfriendly Blobs, and Some Other...

Sinopse
O título é de perder o fôlego: "Foras da lei barulhentos, bolhas raivosas e algumas outras coisas que não são tão sinistras, quem sabe, dependendo de como você se sente quanto a lugares que somem, celulares extraviados, seres vindos do espaço, pais que desaparecem no Peru, um homem chamado Lars Farf e outra história que não conseguimos acabar, de modo que talvez você possa quebrar esse galho". O mesmo vale para a seleção dos autores, alguns dos mais celebrados escritores contemporâneos de língua inglesa, entre os quais Neil Gaiman, Nick Hornby, Jonathan Safran Foer, Jeanne DuPrau e Lemony Snicket. Uma compilação de onze contos, cada um ilustrado por um artista diferente, entreos quais vale destacar Barry Blitt (já criou vinte capas da revista New Yorker), Lane Smith (de A verdadeira história dos três porquinhos, de Jon Scieska), David Heatley (colaborador do jornal The New York Times) e Peter de Sève (criador dos personagens da animação "A era do gelo"). Em comum, as histórias trazem um quê de estranhamento do mundo, com inocência infantil. Os autores, reconhecidos pela qualidade literária de suas obras destinadas aos adultos, não subestimam o jovem leitor. Em tempos de literatura enlatada, isso é, sem dúvida, o que faz deste livro algo tão sinistro.



Resenha

O título "verdadeiro" do livro é enorme (olhem na sinopse), mas tem isso tudo mesmo que ele diz. São onze contos de diversos autores, a maioria das quais eu nunca tinha ouvido falar, e cada conto tem um ilustrador diferente também. O lado bom de livros com contos de várias pessoas é que você pode conhecer o trabalho dos autores sem se comprometer em comprar um livro só deles. O lado ruim é que sempre terá contos dos quais você não gostará, correndo o risco de eles serem a maioria.

Este livro caiu no último caso. O único autor de quem eu realmente já havia lido alguma coisa foi Neil Gaiman, e foi dele um dos poucos contos de que gostei. Lemony Snicket, de quem eu nunca li nada mas sei quais livros escreveu, faz a introdução e o começo de um conto que é para os leitores terminarem, mas não gostei tanto assim da introdução.

A verdade é que a maioria dos contos é meio estranha, coisas muito toscas acontecem, e ainda existem alguns que são com o final aberto. É um livro para o público infanto-juvenil, algo entre os 9 e 13 anos, mas a Gabriela dessa idade teria gostado menos ainda, pois nunca fui muito fã de coisas sem explicação ou finais abertos.

De qualquer forma, houve contos de que realmente gostei: "Pequeno País" de Nick Hornby, "As Competições de Cowlick" de Richard Kennedy, "Pássaro-do-sol" de Neil Gaiman e "O Telefone da ACSE" de Jeanne DuPrau.

Além disso, a parte gráfica do livro é bem bolada - característica marcante dos livros da falecida Cosac Naify. Não é capa dura, mas tem aquela jacket (como é o nome em português?), em cuja parte interna você encontra o conto inacabado de Lemony Snicket. A capa propriamente dita tem uma imagem de alguém fantasiado de uma meleca verde e a frase "Me abrace" em baixo relevo. Também gostei do trabalho de vários ilustradores. Vou colocar umas imagens aqui embaixo para vocês verem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário