segunda-feira, 5 de junho de 2017

A Bela e a Fera - Madame de Beaumont & Madame de Villeneuve

A Bela e a Fera - Madame de Beaumont & Madame de Villeneuve

Editora: Zahar
Ano da Edição: 2016
Páginas: 240
Título Original:La Belle et la Bête

Sinopse
Adaptado, filmado e encenado inúmeras vezes, o enredo de A Bela e a Fera vai muito além da jovem obrigada a casar com uma horrenda Fera que no final se revela um lindo príncipe preso sob um feitiço. Nessa edição bolso de luxo da coleção Clássicos Zahar você encontra reunidas duas variantes da história.

A versão clássica, escrita por Madame de Beaumont em 1756, vem embalando gerações e inspirou quase todos os filmes, peças, composições e adaptações que hoje conhecemos. A versão original, que Madame de Villeneuve publicara em 1740, é de uma riqueza espantosa, que entre outras coisas traz as histórias pregressas da Fera e da Bela e dá voz ao monstro para que ele mesmo narre seu destino.

Toda em cores e ilustrada, essa edição conta com ótima tradução do premiado André Telles, uma apresentação reveladora e instigante assinada por Rodrigo Lacerda e cronologia das autoras. A versão impressa apresenta ainda capa dura e acabamento de luxo.



Resenha

Mais uma bela edição de bolso da Zahar. Volta e meia estes clássicos de bolso da Zahar entram em promoção, então acho que vale a pena comprá-los para ter um livrinho bonito, capa dura, com papel creme e ilustrações coloridas. Esta edição contém duas versões da história da Bela e a Fera, além de uma introdução que fala sobre as possíveis origens da história e um pouco da vida das autoras das versões apresentadas.

A primeira versão, a de Madame de Beaumont, é mais curta, como um conto mesmo, é a que acabou popularizando este conto de fadas e, provavelmente, a mais usada como base para adaptações. Já a versão de Madame Villeneuve é maior, está mais para o tamanho de novela ou romance, e traz detalhes que, pelo menos para mim, não são muito conhecidos. Nela, o príncipe descreve bem o contexto que o levou a ser amaldiçoado e também conhecemos mais sobre a própria Bela.

Eu, que só era familiarizada com a versão da Disney e a do filme francês de 2014, gostei bastante de conhecer estas versões mais clássicas da história. A versão da Disney é a que mais se distancia das apresentadas no livro, nelas não existe Gastão, nem o povo sai atrás de matar a fera, nem muito menos têm utensílios domésticos animados. A versão do filme francês se inspira mais na de Madame Villeneuve, mas modifica completamente a história anterior do príncipe.

Resumindo, é um ótimo livro para quem gosta de ler variadas versões de contos de fadas em uma linda edição de bolso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário