segunda-feira, 8 de maio de 2017

The Graveyard Book - Neil Gaiman

The Graveyard Book - Neil Gaiman

Editora: HarperCollins
Ano da Edição: 2015
Páginas: 296

Sinopse
Bod is an unusual boy who inhabits an unusual place - he's the only living resident of a graveyard. Raised from infancy by the ghosts, werewolves, and other cemetery denizens, Bod has learned the antiquated customs of his guardians' time as well as their ghostly teachings - such as the ability to Fade so mere mortals cannot see him. Can a boy raised by ghosts face the wonders and terrors of the worlds of both the living and the dead? And then there are being such as ghouls that aren't really one thing or the other.



Resenha

Último livro do box que contém três livros de Neil Gaiman ilustrados por Chris Riddell que faltava resenhar aqui. Eu já fiz a resenha para Fortunately, the Milk... e Larissa fez a de Coraline.

Eu li este livro, enquanto ouvia também o audiobook com elenco completo. Isso influenciou bastante minha visão do livro, pois foi uma ótima experiência ouvir diferentes vozes para cada personagem. O narrador, Derek Jacobi, foi simplesmente incrível, aliás, todos os outros atores também foram muito bons, como Andrew Scott, o Moriarty da série "Sherlock", como "o" Jack. Quem tiver a chance de ouvir o audiobook, faça-o.

Eu gostei da história, da premissa de ter o cemitério e seus habitantes como local de segurança, o lar. É diferente porque a gente geralmente pensa no cemitério como um lugar sombrio, de morte, e para Bod foi o contrário. Gostei especialmente da relação entre Bod e Silas e do amor de Mrs. Owens pelo seu filho adotivo, Bod.

Contudo, por vezes, eu achei que algumas situações fantasiosas foram inventadas só para constar, como uma ideia que o autor teve enquanto escrevia o livro, mas não se conectava totalmente com o restante. A dança do Macabray foi uma delas; um capítulo inteiro fazendo mistério em volta deste dia, mas que não ficou bem ligado aos eventos posteriores, sabe?

Também achei que a história dos Jack e  o porquê a família de Bod foi morta precisavam de explicações mais elaboradas. Enfim, foi muito bom e divertido, especialmente o audiobook, mas não ficou tão redondinho, então dei quatro estrelas. Deixo vocês com o conselho do fantasma do poeta Nehemiah Trot para Bod (p. 217):

"If you dare nothing, then when the day is over, nothing is all you will have gained."

Nenhum comentário:

Postar um comentário