sexta-feira, 26 de maio de 2017

O Canto Mais Escuro da Floresta - Holly Black

O Canto Mais Escuro da Floresta - Holly Black

Editora: Galera Record
Ano da Edição: 2017
Páginas: 294
Título Original: The Darkest Part of the Forest

Sinopse
Hazel e seu irmão, Ben, moram em uma cidade onde humanos e fadas convivem. A magia aparentemente inofensiva desses seres atrai turistas de todas as partes, que querem ver de perto as maravilhas do lugar e, principalmente, o garoto de chifres e orelhas pontudas que descansa em um caixão de vidro. Hazel e Ben eram fascinados pelo garoto quando crianças. Mas, à medida que crescem, as histórias e teorias que inventavam perdem o encanto. Eles sabem que o garoto de chifres nunca acordará... Até que um dia ele acorda. Agora, os irmãos precisam se tornar os heróis que fingiam ser em suas brincadeiras e desvendar os mistérios que envolvem aquele príncipe com chifres.



Resenha

 Ao ler a sinopse, achei que fosse um pouco mais infantil, com essa história de dois irmãos que são fascinados por um príncipe adormecido (que depois acorda), com fadas e tudo mais. Mas ele é não é infantil, é mais pro lado adolescente mesmo. Então, não é uma leitura recomendada para crianças, pois tem uns adolescentes se pegando por aí.

Também comecei achando que Hazel fosse mais fútil e inconsequente e o irmão dela, Ben, um sem graça. Porém, a gente vai conhecendo mais cada um, entendendo seus medos e motivações e é cativado por eles. Gostei da construção e evolução dos personagens, incluindo Jack também.

Também gostei bastante desse laço entre os irmãos, estão sempre tentando proteger e apoiar o outro, mas, ao mesmo tempo, ninguém é perfeito. Aliás, não só a relação entre Ben e Hazel, mas entre Jack e Carter também. Adorei o fato de que é um livro único, no tamanho certo, sem embromação, com ação e mistério na medida certa. Eu não consegui adivinhar o segredo de Hazel com o povo das fadas, nem o autor dos recados que ela recebeu.

Foi uma leitura divertida, com inspiração no folclore europeu sobre fadas, mas em uma mistura que a autora fez dar certo. Como disse, é bem adolescente, mas gostosinho de ler. Uma boa distração para um fim de semana.




p.s.: O kit do Turista Literário do mês de março foi legal. Como souvenir, veio uma bolsinha térmica com uma imagem fofa dos irmãos com o príncipe. Veio também um sabonete bem cheirosinho em forma noz, como as nozes nas quais Hazel recebe uns recados misteriosos. E como item de comer, vieram umas amoras artificiais (essas nem eu, nem Larissa curtimos muito).


Nenhum comentário:

Postar um comentário