segunda-feira, 1 de maio de 2017

A Rainha de Tearling - Erika Johansen

A Rainha de Tearling - Erika Johansen

Editora: Suma de Letras
Ano da Edição: 2017
Páginas: 352
Título Original: The Queen of Tearling

Sinopse
Quando a rainha Elyssa morre, a princesa Kelsea é levada para um esconderijo, onde é criada em uma cabana isolada, longe das confusões políticas e da história infeliz de Tearling, o reino que está destinada a governar. Dezenove anos depois, os membros remanescentes da Guarda da Rainha aparecem para levar a princesa de volta ao trono – mas o que Kelsea descobre ao chegar é que a fortaleza real está cercada de inimigos e nobres corruptos que adorariam vê-la morta. Mesmo sendo a rainha de direito e estando de posse da safira Tear – uma joia de imenso poder –, Kelsea nunca se sentiu mais insegura e despreparada para governar. Em seu desespero para conseguir justiça para um povo oprimido há décadas, ela desperta a fúria da Rainha Vermelha, uma poderosa feiticeira que comanda o reino vizinho, Mortmesne. Mas Kelsea é determinada e se torna cada dia mais experiente em navegar as políticas perigosas da corte. Sua jornada para salvar o reino e se tornar a rainha que deseja ser está apenas começando. Muitos mistérios, intrigas e batalhas virão antes que seu governo se torne uma lenda... ou uma tragédia.



Resenha
Primeiro, o que foi que deu na editora para não usar a capa original e escolher esta feiosa? Tá, ela não é horrorosa, mas comparada à capa da edição capa dura americana, ela ficou bem mais ou menos. A diagramação também ficou um pouco apertada, seria melhor se a letra fosse um pouco maior.

O começo do livro é meio lento, é claro que é o primeiro livro de uma série e a autora precisa introduzir o mundo que ela criou e tal. Só que, mesmo ao terminar o livro, eu senti que fiquei com mais perguntas do que respostas sobre esse mundo, continuei sem entender bem o tipo de magia que existe nele e como a sociedade chegou naquele ponto.

Outros autores são capazes de nos fazer entender melhor seu universo fantástico logo no primeiro livro, como acontece em "O Senhor dos Anéis", na série "Harry Potter", entre outros. Então, essa foi minha frustração com este livro. Embora minha opinião pareça ser contrária à de muita gente que amou a forma como a autora vai apresentando Tearling. Você vai ter que ler para saber onde se encaixa.

Apesar de achar que a descrição do mundo em si deixou a desejar, a construção dos personagens compensou. Eu gostei bastante de Kelsea, ela é forte e determinada, mas não é uma guerreira, não fica naquele estereótipo de ser uma super-mulher capaz de tudo. Ela é inteligente, mas reconhece que ainda tem muito a aprender. Enfim, é uma ótima protagonista.

Também gostei dos guardas da rainha, gostei de sua lealdade, do jeito como eles interagem entre si e de como o respeito deles por Kelsea vai crescendo. Só a vilã é que a gente não conhece bem, pois acho que ela vai ser mais explorada no próximo livro da trilogia. Outra coisa boa é que já sabemos que é uma trilogia, já foram lançados todos os livros nos EUA, então não vamos sofrer eternamente esperando o final.  

No geral, o livro foi muito bom, seu forte são os personagens bem construídos e uma protagonista cativante. Dei 3.5 estrelas, porque, como já disse, o funcionamento do mundo é que não ficou claro.

A Rainha de Tearling
  1. A Rainha de Tearling (The Queen of the Tearling)
  2. The Invasion of the Tearling (não lançado no Brasil)
  3. The Fate of the Tearling (não lançado no Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário