segunda-feira, 24 de abril de 2017

A Câmara Sangrenta - Angela Carter

A Câmara Sangrenta - Angela Carter

Editora: Dublinense para TAG
Ano da Edição: 2017
Páginas: 224
Título Original: The bloody chamber

Sinopse
Originalmente lançados em 1979, os contos aqui reunidos são prova da sofisticação e criatividade de Ângela Carter. Ao se apropriar de histórias folclóricas como Chapeuzinho Vermelho e a Bela e a Fera, além de personagens míticos como vampiros, lobisomems e entidades sobrenaturais, a autora reconstrói um universo realista que bebe no fantástico. Como quem desmancha um quebra-cabeça, ela reposicionar as peças do feminino, da violência, da sexualidade e do heroísmo em um imaginário inovador e indiferente aos paradigmas de sua época. Embora pouco conhecida no Brasil, Ângela Carter é considerada uma das principais escritoràs inglesas do século 20. Sua obra é tão vasta quanto variada: são mais de trinta livros, entre contos, romances, poemas, ensaios e peças. Acumulou diversos prêmios durante a carreira, mas sua grande conquista está no legado artístico e humano de suas palavras. A Câmara sangrenta e outras histórias é um dos melhores exemplos de seus méritos.



Resenha

Primeiro, quero dizer que fiquei um pouco decepcionada com o visual do kit da TAG como um todo. Não ficou tudo combinando e faltou um contraste maior na capa, sei lá, o nome do livro e da autora ficaram pequenos e não realçaram bem junto daquele monte de figurinhas. Já o pôster é bonito, só que também me irritou um pouco porque, como é grudado na capa, fica atrapalhando no começo do livro.

Quanto ao conteúdo, eu esperava mais também. A TAG fez a maior publicidade do kit de março, dizendo que eram contos feministas, que eram contos de fadas, mas sob a perspectiva de mulheres fortes e eu criei expectativas muito altas que não foram bem atendidas. A autora diz que recusa o rótulo de ter feito somente versões adultas dos contos, mas, na minha opinião, foi basicamente isso.

Todos os contos são bastante erotizados, dando ênfase à nudez feminina, falando de um jeito tosco sobre virgindade, tipo: "Ela se levanta e se move dentro do pentagrama invisível de sua própria virgindade". E alguns, como "A filha da neve" e os dois últimos, beiram o mau gosto. Com exceção dos que são releituras de A Bela e a Fera e "O Lobisomem", não senti essa coisa de a mulher ser a forte, mas, sim, que elas reconheciam que tinham desejo sexual.

É claro que sou apenas uma leitora e não uma conhecedora de literatura, então talvez eu simplesmente não tenha o conhecimento necessário para achar que este livro é a obra-prima que os críticos acham. De qualquer forma, é curto e tem uns contos que gostei, como: "O Sr. Lyon faz a corte", "A noiva do tigre", "O gato de botas" e "O Lobisomem". "A Câmara Sangrenta" foi bom, só que poderia ser bem mais curto. O restante foi mais ou menos.



p.s.: enquanto teve gente que adorou o visual do kit, eu fui uma das que não gostou muito. Sei lá, achei que não ficou tudo bem casadinho e coeso como nos kits anteriores. Gostei mais das cores do pôster e preferia que a capa tivesse ficado desse jeito. Como já disse, queria que o pôster fosse removível, pois ele atrapalha no início da leitura. Mas o mimo foi bem legal: três marcadores magnéticos.


2 comentários:

  1. Algum interesse em vender esse exemplar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito, mas não estou pensando em vender. Apesar de não ter gostado tanto, ainda assim eu quero manter minha coleção de edições da TAG.

      Excluir