segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Coração de Aço - Brandon Sanderson

Coração de Aço - Brandon Sanderson

Editora: Aleph
Ano da Edição: 2016
Páginas: 392
Título Original: Steelheart

Sinopse
Tudo começou com Calamidade, que surgiu nos céus como uma estrela de fogo, e que ninguém sabe o que é realmente: seria algo alienígena, ou então um experimento do exército norte-americano? Seus efeitos, entretanto, podem ser sentidos algum tempo após seu surgimento: pessoas comuns passam a ter poderes que desafiam as leis da física e da lógica. Parece que uma nova era está para surgir. E surge: os nomeados Épicos não apenas se tornam poderosos, mas também ganham uma sede insaciável de poder e parecem perder toda sua humanidade no processo, deixando o resto da população à mercê de suas vontades e caprichos. Dentre eles o mais poderoso é Coração de Aço, um ser invulnerável a qualquer tipo de ataque e com capacidade de manipular e transformar objetos inorgânicos em metal, que decide tomar a cidade de Chicago e ali estabelecer seu império.
Dez anos se passam e os Épicos governam com poder absoluto, com todos os direitos e nenhum dever, se apossando de tudo o que querem a seu bel-prazer, e matando aqueles que ousam desafiá-los. Não existe nada e ninguém que possa impedi-los. A exceção a essa regra são os Executores, humanos normais, munidos de tecnologia de ponta que se utilizam de táticas de guerrilha para derrubar e matar o maior número possível de Épicos. O sonho de David, um jovem criado em um orfanato/fábrica de Nova Chicago é juntar-se aos Executores e destruir Coração de Aço, o homem que matou seu pai e mudou sua vida para sempre.



Resenha

Que livro bom!! Eu estava com uma ideia totalmente errada dele, pensava que fosse ser algo parecido com um típico filme ou HQ de super-herói no formato de livro, sei lá. Mas não, tem gente com superpoderes, armas tecnológicas, perseguição, ação, só que é diferente das outras histórias que já li. Foi o livro da mala de dezembro/2016 do Turista Literário e o melhor dos que li até agora.

Os Épicos são humanos que, por razões desconhecidas por todos, ganharam superpoderes. Existem Épicos com os mais diversos poderes, mas eles têm uma coisa em comum: todos têm uma fraqueza, que pode ser usada para derrotá-los. Todos eles também são ruins, dominadores, que exploram os demais humanos para seus próprios fins.

No início, vários humanos, incluindo o pai de David, acreditavam que surgiriam Épicos bonzinhos, que os salvariam. Só que ele morreu pelas mãos de Coração de Aço, no mesmo dia em que este chegou e tomou conta de Chicago, deixando David órfão e sozinho no mundo com apenas 8 anos de idade.

Após 10 anos sob o domínio de Coração de Aço e dos Épicos leais a ele, David sabe que esperar pela vinda de Épicos heróis é perda de tempo. Por isso, ele decide se juntar aos únicos humanos que ainda resistem e matam Épicos, os Executores. Em busca de vingança pela morte do pai, ele vai tentar convencê-los a ajudá-lo em seu plano conta Coração de Aço. É com base nisso que a história segue.

Gente, é simplesmente eletrizante. Você não consegue parar de ler, está sempre acontecendo algo novo. Desde a memória de David sobre o dia da morte do pai, passando por sua aventura para encontrar os Executores, até o final, não existe uma parte monótona no livro. Do meio para o final, o negócio "pega fogo", cheio de reviravoltas que você não consegue adivinhar!

Leitura recomendadíssima! Estou querendo os próximos da série para ontem! Espero que cheguem logo em português, senão acho que não me seguro e vou atrás de ler em inglês mesmo.

Executores
  1. Coração de Aço (Steelheart)
  2. Firefight (ainda não lançado no Brasil)
  3. Calamity (ainda não lançado no Brasil)
Segundo o Goodreads, ainda tem um conto chamado "Mitosis", que seria o livro 1.5.


p.s.: A mala de dezembro de 2016 do Turista veio bem legal. Além do livro com o próprio marcador, vieram vários itens: (1) uma sacola com imagem e frase do livro, como souvenir de viagem; (2) uma lanterninha que também tem a função de laser pointer; (3) uma caixinha com bombons no sabor Cola, para remeter ao refrigerante que a Thia está sempre tomando; (4) uma latinha com creme para mãos; (5) um chaveirinho do balão do Turista Literário, como presente de Natal. Além disso, teve o guia de viagem e a tag explicando os itens, como sempre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário