sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Amor Plus Size - Larissa Siriani

Amor Plus Size - Larissa Siriani

Editora: Verus
Ano da Edição: 2016
Páginas: 280
Título Original: Amor Plus Size

Sinopse
Maitê Passos é uma garota linda, de dezessete anos e mais de cem quilos. Ela passou a infância e a adolescência sendo resumida ao peso. Mas e quando é justamente esse o fator que pode mudar completamente a sua vida? Em meio ao turbilhão do ensino médio, com uma mãe obcecada por dietas, um crush antigo por Alexandre, o cara mais gato da escola, e uma amizade deliciosa com Isaac, fotógrafo amador, Maitê vai descobrir que não precisa ser igual a todas as outras meninas para ser feliz. Neste romance corajoso e cheio de reviravoltas, Larissa Siriani narra a história de uma jovem descobrindo seu lugar no mundo, construindo uma jornada incrível de autoconhecimento, aceitação e empoderamento.



Resenha

Esse livro é maravilhoso! Todas as meninas deveriam lê-lo, pois é um livro de crescimento pessoal, sobre aceitar quem você é, sobre superar suas inseguranças e sobre quebrar os paradigmas impostos pela sociedade do corpo que você deve ter. A história é sobre uma menina acima do peso, mas as lições que você aprende são sobre se aceitar seja lá como você seja: gorda, magra, alta, baixa, peituda, sem peito, etc. Enfim, é um livro para refletir, mas isso não significa que é um livro chato e cheio de frases de superação clichês! É um romance adolescente super divertido com histórias de amizades, amores platônicos e situações que toda menina passa na vida. As lições e reflexões surgem naturalmente, nada é forçado.

Como a autora é brasileira, a história se passa aqui no Brasil e o Ensino Médio frequentado pela Maitê é igual ao de qualquer escola classe média por aí. Nada de líderes de torcida de uniforme, armários na escola, trocar de sala a cada aula, ou do cara mais gato e popular da escola ser o capitão do time de futebol americano. Maitê tem que acordar cedo pra chegar às 7h no colégio, tem a fila da cantina na hora do intervalo, tem o trânsito para chegar em casa pro almoço, tem a escola vazia à tarde, tem simulado pro Enem no final de semana... Enfim, você consegue se identificar mais ainda com o livro, não só pela construção dos personagens, mas pela ambientação tão familiar.

O livro começa uns anos na frente, com a Maitê já uma modelo plus size famosa indo dar uma entrevista e então ela vai contar a sua história. É aí que ela volta para o 3º ano do Ensino Médio pra gente descobrir como tudo isso aconteceu. A história é um romance de uma menina que sempre foi acima do peso e tinha uma paixão platônica pelo Alexandre, o cara mais gato da turma. E tudo começa quando ela é selecionada para fazer dupla com ele em um trabalho de Geografia. Maitê tem duas amigas na escola, Josi e Valentina, que são de uma turma um ano mais jovem que ela, e Isaac, seu vizinho e melhor amigo desde sempre. Isaac é fotógrafo amador e a razão de Maitê se tornar modelo. Isaac é um fofo que sempre apoia a Maitê, sempre está lá pra levantar o astral dela quando ela tá se sentindo um lixo e quem mostra a ela o quanto ela é linda do jeito que é, basta ela querer enxergar isso.

Bom, para a Maitê começar a se ver como uma mulher bonita ao seu jeito, sem precisar se encaixar no tamanho 36, ela passa por muitas coisas no seu último ano do colégio. A sua jornada de autoconhecimento e aceitação é uma coisa tão natural no livro, que te leva à reflexão sem muito esforço. Tudo isso é colocado dentro de um romance super divertido e engraçado e em situações próximas àquelas do dia-a-dia de uma adolescente normal. O centro da história é a Maitê com essa sua paixão antiga e nova amizade com o Alexandre e a Maitê começando a analisar sua relação com o Isaac e percebendo que talvez goste dele mais do que como um melhor amigo.

A Maitê deve ser um exemplo para todas as meninas! Somos lindas e perfeitas do jeito que somos. Temos que nos preocupar com a nossa saúde e a nossa felicidade, não com o corpo que algum outdoor, ou capa de revista fica querendo nos impor. O livro, com sua divertida e fofa história e sua mensagem importante, já foi direto pra minha lista de favoritos.

P.S.: Ahh! Só mais um comentário! Adorei que na hora que a Maitê vai procurar sobre modelos plus size, tem uma leve crítica àquelas modelos que são consideradas plus size, mas que de plus size não tem nada, são apenas mulheres normais, e não super hiper magras, como as modelos “normais”. Hoje em dia, infelizmente, ainda são poucas as campanhas em que vemos modelos realmente plus size.




Um comentário:

  1. Disseram-me "é um livro para adolescentes", mas minha filha disse, "leia mãe é tão bom", eu li, e adorei. É leve divertido e com uma mensagem importante para qualquer idade.

    ResponderExcluir