segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Cinder - Marissa Meyer

Cinder - Marissa Meyer

Editora: Rocco
Ano da Edição: 2013
Páginas: 448
Título Original: Cinder

Sinopse
Num mundo dividido entre humanos e ciborgues, Cinder é uma cidadã de segunda classe. Com um passado misterioso, esta princesa criada como gata borralheira vive humilhada pela sua madrasta e é considerada culpada pela doença de sua meia-irmã. Mas quando seu caminho se cruza com o do charmoso príncipe Kai, ela acaba se vendo no meio de uma batalha intergaláctica, e de um romance proibido, neste misto de conto de fadas com ficção distópica. Primeiro volume da série Crônicas Lunares, Cinder une elementos clássicos e ação eletrizante, num universo futurístico primorosamente construído.



Resenha

Primeiro, tenho que dizer que eu tinha uma visão totalmente errada de como seria esta série. Sabia que era uma série jovem adulto, mas pensava que era tipo as séries românticas onde os livros estão interligados, mas a história dos personagens principais de cada livro se resolve no seu livro mesmo. Só que não, embora cada livro tenha um foco maior num casalzinho, a história só se resolve no quarto e último livro da série. Então, estejam avisados!

A autora fez uma releitura de alguns contos de fadas, mas num futuro meio distópico com ciborgues, androides, viagens espaciais e povo que vive na Lua (ou Luna). Parece uma mistura meio louca, mas deu certo, a pessoa não demora muito a entender a dinâmica geral entre humanos e todo o resto.

Cinder é uma ciborgue, pois partes de seu corpo são robóticas, incluindo uma das pernas como aparece na capa do livro. Ela é uma cidadã de segunda classe, sem muitos direitos, por ser uma ciborgue e, como era de se esperar, tem uma madrasta que a trata mal e mais duas irmãs adotivas. Ela e o príncipe Kaito (Kai para os íntimos) se conhecem quando o príncipe leva seu androide para ela consertar, já que Cinder é uma excelente mecânica. E a história começa nesse dia que eles se conhecem.

Tem muita coisa acontecendo no mundo e vocês precisam ler o livro para entender, mas o resumo é: (1) tem uma epidemia de uma doença terrível assolando a Terra e o pai de Kai é um dos doentes; (2) essa doença é incurável e as pessoas morrem poucos dias depois de contraí-la, o que quer dizer que Kai está desesperado vendo seu pai morrer; (3) o povo que vive em Luna é comandado pela rainha Levana, que é uma tirana com intenções de estender seu domínio à Terra também; (4) os lunares são um povo que diferem dos terráqueos por terem o poder de manipular a mente das pessoas e a rainha Levana é a mais poderosa deles, conseguindo controlar até centenas de pessoas de uma distância razoável.

Antes de o imperador ficar doente, ele estava tentando fazer um acordo de paz com Luna, e agora essa responsabilidade está com Kai, que também está acompanhando os esforços dos pesquisadores em criar um antídoto para a doença. Não posso dar mais detalhes, mas Cinder se envolve nisso tudo quando a irmã mais nova dela (a que é boa com ela) pega a doença também.

É uma leitura muito rápida, os acontecimentos fluem bem e, embora não seja nada extraordinário, você fica preso, querendo saber o que vai acontecer depois. Sim, você consegue adivinhar várias vezes o que vai acontecer, afinal é uma releitura de um dos contos de fadas mais conhecidos do mundo, mas você fica curioso para saber como isso vai acontecer, entende?

Como já disse, não é uma história extraordinária ou muito original, mas foi um bom começo para uma série, que lhe deixa com vontade de ler mais sobre aqueles personagens.

Crônicas Lunares
  1. Cinder
  2. Scarlet
  3. Cress
  4. Winter

Nenhum comentário:

Postar um comentário