quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Para Todos Os Garotos Que Já Amei - Jenny Han

Para Todos Os Garotos Que Já Amei - Jenny Han

Editora: Intrínseca
Ano da Edição: 2015
Páginas: 320
Título Original: To All The Boys I've Loved Beore

Sinopse
Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.



Resenha

“Para Todos os Garotos Que Já Amei” é um romance juvenil do melhor estilo. Ele tem todos os elementos para ser clichê, e de certa forma o é, mas ao mesmo tempo é surpreendente. A premissa de uma garota que escreve cartas quando decide que aquele menino não vai mais ser o seu crush é muito diferente e interessante. E o rumo que a história toma quando essas cartas, que viviam guardadas no seu quarto e nunca deveriam sair de lá, inexplicavelmente são enviadas para todos os garotos que Lara Jean já amou é divertidíssimo.

Escolhi esse livro na livraria pelo método “que capa linda!” (sim, me julguem), e quando li a sinopse achei que seria interessante, mas pensei também que poderia ser bobinho demais, talvez juvenil demais. Mas me enganei! O livro é excelente, a história é bem escrita e inovadora, e você não consegue deixar de se identificar com a personagem principal. Afinal, quem nunca teve um crush secreto que morria de medo de alguém descobrir? Bom, isso é exatamente o que acontece com Lara Jean e como o livro é narrado em primeira pessoa, você facilmente se coloca no lugar dela e morre de vergonha junto com ela. O desenvolvimento da história é ótimo! As situações que ocorrem após o envio das cartas são super engraçadas e a vergonha desesperada narrada pela Lara Jean nesses momentos é muito cômica de ler! E é divertido ver como a personagem principal lida com a descoberta de seus amores passados (e um atual) pelos próprios meninos e a aparição deles novamente em sua vida.

Como disse, o livro poderia ser um clichê total, afinal quantas histórias diferentes são possíveis escrever sobre uma adolescente apaixonada e que não é a popular do colégio? E eu não sou nada contra os clichês, muito pelo contrário! Adoro um clichê, afinal os clichês se tornam clichês por um motivo, né? Porque dá certo e porque os adoramos! Mas esse livro te surpreende ao longo da história.

Ahh e não posso deixar de comentar sobre a irmã mais nova de Lara Jean que é um amor! Ela é uma das razões pelas quais você se acaba de rir o livro inteiro. Muito fofa! E tem também o pai delas que é viúvo e cria as filhas sozinho há muito tempo. Mas isso não diminui o constrangimento dele na hora de ter conversas sobre garotos com a filha, o que também gera situações muito divertidas.

Enfim, fui ler sem muitas expectativas e o livro logo me cativou e não consegui parar de ler até terminar. E assim que terminei, fui imediatamente atrás do segundo, pois queria logo saber o que ia acontecer, e também não soltei até terminar. Literalmente. E estou aqui me roendo de curiosidade pelo terceiro, que só será lançado ano que vem!

Para Todos Os Garotos Que Já Amei
  1. Para Todos Os Garotos Que Já Amei (To All The Boys I've Loved Before)
  2. P.S.: Ainda Amo Você (P.S.: I Still Love You)
  3. Agora e Para Sempre, Lara Jean (Always And Forever)



Nenhum comentário:

Postar um comentário