sexta-feira, 6 de julho de 2012

A Mesa Voadora - Luis Fernando Verissimo

A Mesa Voadora - Luis Fernando Verissimo

Editora: Objetiva 
Ano da Edição: 2001 
Páginas: 156 


Sinopse

"A Mesa Voadora" traz uma seleção de 47 crônicas recheadas com dicas bem humoradas de quem transita com a mesma desenvoltura por sofisticados bistrôs de Paris ou pastelarias de beira de estrada. Apesar de não entender nada de cozinha, Luis Fernando Veríssimo entende bem, e muito, de comida. Neste livro o autor escreve deliciosamente sobre suas memórias gustativas. Delicie-se com este cardápio recheado de crônicas de dar água na boca!


Resenha

Eu sou fã de Verissimo e adoro a forma como ele consegue transformar situações tão corriqueiras em algo divertido e gostoso de ler. Então não podia deixar de apreciar mais esse livro de crônicas dele. A Mesa Voadora, assim como Orgias, é um livro que a gente devora bem rápido, mas achei que as crônicas são um pouco menos divertidas. Talvez seja porque elas estão relacionadas à comida e eu não sou uma amante tão entusiasmada da cozinha.

Mas ainda assim, a leitura vale a pena. Quem não passou por um sufoco como relatado em "O buffet"? E quem teria coragem de degolar a galinha Margarete de "A decadência do Ocidente"? Aliás, quero deixar registrado aqui o meu apoio à rebelião contra a salsinha e que concordo com Verissimo que "salsinha" é qualquer coisa que esteja só de enfeite no prato.

Outra característica que gosto de Verissimo está presente em "Botecos", que é sua habilidade em inventar palavras que se encaixam perfeitamente no significado pretendido. Afinal, "flunfa" é ou não um nome perfeito para aquela sujeirinha/lãzinha que fica no umbigo? =D


Nenhum comentário:

Postar um comentário